Além do Aircross: veja os carros que tiraram 0 em segurança no Latin NCAP

O resultado do Citroën C3 Aircross no Latin NCAP, com zero estrelas em segurança, reacendeu o debate sobre segurança veicular no Brasil. Historicamente, modelos vendidos no país não eram referência em segurança, um cenário que começou a mudar com a obrigatoriedade de airbags duplos e freios ABS em 2014.
No entanto, o Latin NCAP, um programa independente que avalia a segurança de veículos novos vendidos na América Latina e no Caribe, ainda expõe a fragilidade de alguns modelos por meio de testes rigorosos de colisão.
Carros vendidos no Brasil que tiraram zero em segurança
Os testes do Latin NCAP avaliam a proteção de adultos, crianças e pedestres, além da eficácia dos sistemas de assistência, atribuindo de uma a cinco estrelas. A nota zero indica um risco maior para os ocupantes em caso de acidentes.
O instituto utiliza padrões similares aos do Euro NCAP, adquirindo veículos sem patrocínio das montadoras para garantir imparcialidade.
Fiat Argo/Cronos (2021)
Apesar de terem conquistado três estrelas em 2019, a reavaliação da dupla da Fiat com novos critérios em dezembro de 2021 resultou em zero estrelas, evidenciando a importância de itens como controle de estabilidade e avisos de cinto de segurança.
A proteção para adultos ficou em 24%, crianças 10%, pedestres 37% e sistemas de assistência 7%.

JAC E-JS1 (2022)
O compacto elétrico, um dos mais baratos do Brasil, também zerou em segurança em dezembro de 2022, com destaque negativo para a falta de desligamento da energia após a colisão frontal.
Os índices do modelo ficaram assim: proteção para adultos: 0%, crianças: 6%, pedestres: 20%, sistemas de assistência: 7%.

Ford Ka/Ka+ (2020)
O modelo teve bom desempenho na colisão frontal em dezembro de 2020, mas a fragilidade na proteção lateral resultou em zero estrelas.
Proteção para adultos: 34%, crianças: 9%, pedestres: 50%, sistemas de assistência: 7%.

Citroën C3 (2023)
Mesmo com plataforma moderna, o hatch decepcionou em julho de 2023, com proteção fraca no peito do motorista e falta de pré-tensionadores nos cintos de segurança.
Proteção para adultos: 31%, crianças: 12%, pedestres: 50%, sistemas de assistência: 35%.

Kia Sportage (4ª geração, 2021)
A versão importada da Coreia do Sul obteve resultados alarmantes em dezembro de 2021, com baixa pontuação em segurança para adultos e crianças, além da ausência de itens como controle de tração e estabilidade.
Proteção para adultos: 48%, crianças: 15%, pedestres: 58%, sistemas de assistência: 7%.

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É importante ressaltar que os resultados dos testes se referem apenas aos modelos testados. Versões mais equipadas ou atuais, por exemplo, podem ter desempenhos diferentes. Além disso, a segurança veicular é um aspecto complexo, que envolve não somente a estrutura do automóvel, mas também o uso correto dos dispositivos de segurança.

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