Além do Aircross: veja os carros que tiraram 0 em segurança no Latin NCAP

Abr 8, 2025 - 18:00
 0
Além do Aircross: veja os carros que tiraram 0 em segurança no Latin NCAP

O resultado do Citroën C3 Aircross no Latin NCAP, com zero estrelas em segurança, reacendeu o debate sobre segurança veicular no Brasil. Historicamente, modelos vendidos no país não eram referência em segurança, um cenário que começou a mudar com a obrigatoriedade de airbags duplos e freios ABS em 2014.

No entanto, o Latin NCAP, um programa independente que avalia a segurança de veículos novos vendidos na América Latina e no Caribe, ainda expõe a fragilidade de alguns modelos por meio de testes rigorosos de colisão.

Carros vendidos no Brasil que tiraram zero em segurança

Os testes do Latin NCAP avaliam a proteção de adultos, crianças e pedestres, além da eficácia dos sistemas de assistência, atribuindo de uma a cinco estrelas. A nota zero indica um risco maior para os ocupantes em caso de acidentes.

O instituto utiliza padrões similares aos do Euro NCAP, adquirindo veículos sem patrocínio das montadoras para garantir imparcialidade.

Fiat Argo/Cronos (2021)

Apesar de terem conquistado três estrelas em 2019, a reavaliação da dupla da Fiat com novos critérios em dezembro de 2021 resultou em zero estrelas, evidenciando a importância de itens como controle de estabilidade e avisos de cinto de segurança.

A proteção para adultos ficou em 24%, crianças 10%, pedestres 37% e sistemas de assistência 7%.

Fiat Argo CVT
Fiar Argo já ficou com zero estrelas nos testes do Latin NCAP. (Imagem: Divulgação/Fiat)

JAC E-JS1 (2022)

O compacto elétrico, um dos mais baratos do Brasil, também zerou em segurança em dezembro de 2022, com destaque negativo para a falta de desligamento da energia após a colisão frontal.

Os índices do modelo ficaram assim: proteção para adultos: 0%, crianças: 6%, pedestres: 20%, sistemas de assistência: 7%.

Compacto elétrico também zerou em segurança. (Foto: Divulgação/Latin NCAP)

Ford Ka/Ka+ (2020)

O modelo teve bom desempenho na colisão frontal em dezembro de 2020, mas a fragilidade na proteção lateral resultou em zero estrelas.

Proteção para adultos: 34%, crianças: 9%, pedestres: 50%, sistemas de assistência: 7%.

ford ka
Fragilidade na proteção lateral rendeu zero estrelas para o Ford Ka hatch e sedan em 2020. (Imagem: Ford/Divulgação)

Citroën C3 (2023)

Mesmo com plataforma moderna, o hatch decepcionou em julho de 2023, com proteção fraca no peito do motorista e falta de pré-tensionadores nos cintos de segurança.

Proteção para adultos: 31%, crianças: 12%, pedestres: 50%, sistemas de assistência: 35%.

Citroën C3 zera testes de segurança
(Imagem: Divulgação/Latin NCAP)

Kia Sportage (4ª geração, 2021)

A versão importada da Coreia do Sul obteve resultados alarmantes em dezembro de 2021, com baixa pontuação em segurança para adultos e crianças, além da ausência de itens como controle de tração e estabilidade.

Proteção para adultos: 48%, crianças: 15%, pedestres: 58%, sistemas de assistência: 7%.

Testes do Latin NCAP desempenham um papel importante na conscientização sobre a segurança veicular, pressionando as montadoras a melhorarem seus padrões. (Imagem: Divulgação/Kia)

Leia mais: 

É importante ressaltar que os resultados dos testes se referem apenas aos modelos testados. Versões mais equipadas ou atuais, por exemplo, podem ter desempenhos diferentes. Além disso, a segurança veicular é um aspecto complexo, que envolve não somente a estrutura do automóvel, mas também o uso correto dos dispositivos de segurança.

Chevrolet Celta 2011
O Chevrolet Celta, um dos carros mais populares no início dos testes do Latin NCAP, também recebeu apenas uma estrela. (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

O post Além do Aircross: veja os carros que tiraram 0 em segurança no Latin NCAP apareceu primeiro em Olhar Digital.

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Bravo Bravo 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0
Equipe Noticiar Noticiar: Notícias Online em Tempo Real do Brasil e do Mundo!