Após problemas, Amazon está otimista com serviço de entregas via drones
Empresa promete entregar pacotes de até 2,27 kg em menos de uma hora a partir de um novo modelo de drone mais rápido e menos barulhento O post Após problemas, Amazon está otimista com serviço de entregas via drones apareceu primeiro em Olhar Digital.
Um dos maiores projetos da Amazon é o Prime Air, que tem como objetivo disponibilizar a entrega de diversas mercadorias via drones. Idealizada há quase uma década por Jeff Bezos, a iniciativa enfrentou diversos obstáculos. Agora, no entanto, parece que as principais barreiras foram superadas.
Em novembro deste ano, a empresa iniciou a realizar alguns testes do novo serviço. A ideia é entregar pacotes de até 2,27 kg em menos de uma hora. Para isso, são utilizados drones MK-30, que podem operar em condições de chuva leve e atingir velocidades de aproximadamente 117 quilômetros por hora.
Promessas iniciais da Amazon não foram cumpridas
- Em 2013, quando Bezos anunciou publicamente o Prime Air, a Amazon ainda não estava totalmente pronta para cumprir o que foi prometido.
- Naquela época, foi dito que as entregas seriam feitas em 30 minutos ou menos, o que nunca de fato aconteceu.
- Um dos principais entraves era a falta da aprovação regulatória da Administração Federal de Aviação dos EUA, responsável por autorizar a prestação do serviço.
- Esta liberação só aconteceu em 2020 e, neste ano, a companhia recebeu sinal verde para fazer entregas “além da linha de visão”.
- Outro problema dizia respeito aos próprios drones, que tinham alcance e capacidade de carga limitados, não podiam voar sob chuva forte ou vento e faziam muito barulho.
- As informações são do The New York Times.
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Prime Air 2.0 é um sucesso
Foi em 2020 que tudo começou a mudar. Na data, a Amazon contratou David Carbon para reformular o projeto Prime Air. Após alguns ajustes, os primeiros testes com clientes reais começaram no Texas, em 2022.
O programa provou que os drones da empresa podiam voar com segurança, mas não foi um sucesso entre os clientes. O maior problema era a dificuldade para se inscrever na iniciativa. Os funcionários da Amazon precisavam visitar as casas para encontrar um local propício para a entrega dos pacotes. Os clientes, então, recebiam cartões impressos com um QR Code para serem deixados nos pontos onde a mercadoria seria deixada.
Estas dificuldades também acabaram sendo superadas. Isso foi possível graças a um novo drone desenvolvido pela companhia. Os modelos MK-30 podem voar duas vezes mais longe, são significativamente mais silenciosos e usam uma série de câmeras e sensores para identificar o melhor local para deixar as entregas (descartando toda a burocracia anterior).
Neste ano, a Amazon começou a oferecer entregas por drones também no Arizona. São dezenas de pacotes enviados por dia. No entanto, apenas sete equipamentos podem ser lançados por hora e eles só podem transportar um único produto em cada pacote, o que deve ser alterado em 2025.
O objetivo da empresa é entregar 500 milhões de pacotes por ano até 2029, além de reduzir o tempo de espera dos clientes para a promessa original: até 30 minutos. Atualmente, a companhia não informa a quantidade exata de entregas feitas pelo Prime Air.
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