Apple na mira: Reino Unido exige acesso global a dados do iCloud

Em uma medida que desafia a privacidade global, o governo do Reino Unido ordenou que a Apple abra contas de usuários criptografadas. A ordem pode conceder às autoridades britânicas acesso a backups criptografados do iCloud de qualquer usuário em todo o mundo, não apenas no Reino Unido.
Essa exigência sem precedentes permite que serviços de segurança britânicos acessem arquivos criptografados de ponta a ponta enviados por qualquer pessoa, independentemente de sua localização. A Apple, por sua vez, não tem permissão para alertar os usuários de que sua criptografia foi comprometida.
Ordem secreta do Reino Unido força Apple a ceder dados
A ordem do Reino Unido representa um desafio significativo para a Apple. A empresa é uma defensora da privacidade de seus usuários. Especialistas em segurança e privacidade já expressaram preocupações sobre as implicações globais dessa medida.
Se a Apple ceder à pressão do Reino Unido, outros países, como os EUA e a China, podem seguir o exemplo e exigir acesso semelhante a dados criptografados.

A ordem do Reino Unido também levanta questões sobre vigilância governamental. Críticos argumentam que a medida invade a privacidade dos usuários e mina a confiança na criptografia como ferramenta de proteção de dados (Via: The Washington Post).
Leia mais:
- iPhone: 10 dicas para usar o smartphone de maneira mais eficiente
- iPhone: 8 dicas para você manter o seu celular da Apple seguro
- Malware inédito para iOS pode roubar criptomoedas de usuários de iPhone
Vale mencionar que backups do iCloud podem usar criptografia de ponta a ponta para que nem mesmo a Apple possa acessar arquivos. A Apple pode parar de oferecer esse recurso chamado “Advanced Data Protection” no Reino Unido. No entanto, isso não atenderia à demanda por acesso a arquivos compartilhados por usuários globais.
O post Apple na mira: Reino Unido exige acesso global a dados do iCloud apareceu primeiro em Olhar Digital.
Qual é a sua reação?






