Chance de asteroide cair na Terra daqui 7 anos quase dobra (mas calma)

A chance do asteroide 2024 YR4 cair na Terra em 2032 aumentou. Agora, o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, da NASA, estima que o risco é de 2,3% (note a linha amarela da tabela). Até então, a chance era de 1,3%, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA). O asteroide pode ter tamanho de um prédio de 18 andares.
O asteroide foi descoberto em 27 de dezembro de 2024 pelo Sistema de Último Alerta para Impacto de Asteroides com a Terra (ATLAS, na sigla em inglês). Em seguida, análises determinaram que ele tinha uma chance muito pequena de colidir contra o planeta em 22 de dezembro de 2032.
Normalmente, a probabilidade de impacto de um asteroide é maior no início e tende a cair rapidamente para zero após observações adicionais. Mas não é o que tem acontecido no caso do 2024 YR4.
NASA e ESA têm emitido comunicados sobre o monitoramento da rocha ameaçadora. Desde a descoberta do asteroide, o risco dele cair na Terra cresceu de 1,2% para 1,6%; depois foi para 1,9%. Agora, está em 2,3%.
O que se sabe sobre o asteroide 2024 YR4, cujo risco de cair na Terra tem aumentado
Estima-se que a rocha tenha entre 40 m e 100 m de largura. Um corpo desse tamanho cai na Terra em média a cada poucos milhares de anos, podendo causar danos graves a uma vasta área nos arredores do local de impacto.

Atualmente, 2024 YR4 está no topo das listas de risco da ESA e da NASA. Desde o início de janeiro, astrônomos têm realizado observações prioritárias de acompanhamento com telescópios em todo o mundo e usado os novos dados para melhorar a compreensão do tamanho e da trajetória do asteroide.
Mesmo com o pequeno aumento na probabilidade de colisão apontado nas últimas observações, o asteroide continua no nível 3 na Escala de Risco de Impacto de Turim. Essa tabela é dividida em níveis de 0 a 10, onde o nível 0 indica que o asteroide não oferece nenhum risco, que não existem chances significativas de impacto ou que o asteroide não é grande o suficiente para sobreviver à passagem pela atmosfera. O Nível 10 é atribuído a asteroides cuja colisão é certa e que tem potencial para causar destruição a nível global, podendo comprometer o futuro da humanidade.
Leia mais:
- Ameaça de impacto de asteroide com a Terra aciona sistemas de defesa planetária
- Nem a NASA sabe o que esses estranhos objetos espaciais são
- Confusão no espaço: objeto classificado como asteroide é carro de Elon Musk

“O nível 3, que o 2024 YR4 alcançou esta semana, indica que o asteroide tem possibilidade de impacto superior a 1% e potencial para causar uma destruição localizada”, explica o astrônomo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e colunista do Olhar Digital. “Se atingisse a Terra sobre uma cidade, por exemplo, poderia causar muitas mortes e sérios prejuízos para a infraestrutura urbana”.
Por enquanto, resta-nos aguardar as próximas atualizações e torcer para que esse cenário se torne mais favorável com o passar do tempo.
O post Chance de asteroide cair na Terra daqui 7 anos quase dobra (mas calma) apareceu primeiro em Olhar Digital.
Qual é a sua reação?






