Eclipse solar parcial: saiba tudo sobre o evento

Mar 28, 2025 - 20:30
 0
Eclipse solar parcial: saiba tudo sobre o evento

Na manhã deste sábado (29), acontece um eclipse solar parcial (quando apenas uma parte do Sol é coberta pela Lua). Dos quatro eclipses esperados para 2025, este é o segundo, depois de um da Lua (ocorrido em 14 de março).

Abaixo, você tem todas as informações sobre o evento – que será transmitido em tempo real em todas as plataformas do Olhar Digital.

O que é um eclipse solar

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, 2025 tem quatro eclipses, sendo dois solares e dois lunares. Sobre os eclipses solares:

  • Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol lançando uma sombra sobre determinada área do planeta e bloqueando total ou parcialmente a luz solar;
  • Existem três tipos mais conhecidos desse fenômeno: parcial, anular e total;
  • Há ainda um quarto padrão, mais raro, que praticamente mistura todos eles: o eclipse solar híbrido (como o que aconteceu em abril de 2023).
Um eclipse solar parcial sobre o Texas em setembro de 2015. Créditos: Jimmy Westlake (Colorado Mountain College) e Linda Westlake/APOD NASA

Desta vez, será um eclipse parcial – que é o tipo mais comum dos quatro. Esse fenômeno acontece quando apenas uma parte do Sol é coberta pela Lua. Nesse caso, praticamente não há alteração da luminosidade do dia. 

Quando todo o disco solar é bloqueado pela Lua, temos o eclipse total, fazendo o dia escurecer por completo. Já o eclipse solar anular é bem parecido com o total, porque a Lua cobre o Sol, mas deixa um círculo de luz visível em seu entorno – o chamado “Anel de Fogo”. Isso acontece porque ela está mais distante da Terra (no apogeu ou próximo a ele), fazendo com que sua circunferência aparente seja menor que a do Sol.

Onde evento poderá ser observado

De acordo com a plataforma TimeAndDate, o eclipse solar parcial de sábado poderá ser visto por completo por cerca de 814 milhões de pessoas ao redor do mundo – o que representa 9,94% da população global. Outras 975,8 milhões de pessoas (ou cerca de 11,91% de todo o planeta) poderão ver de 10% a 90% do evento.

Esses observadores estão localizados na Europa, norte da Ásia, norte e oeste da África, grande parte da América do Norte, norte da América do Sul, Atlântico e Ártico.

Animação mostra o caminho do eclipse solar parcial de 29 de março de 2025 pelo planeta. Crédito: TimeAndDate

Segundo o guia de observação astronômica StarwalkSpace, nos países ocidentais, o ápice do fenômeno ocorrerá antes do amanhecer, impossibilitando a observação. Deste lado do mundo, o evento será visível no nordeste da América do Norte, especialmente na Groenlândia (com 87% de cobertura do Sol em Sisimiut) e no Canadá (com 92% de cobertura do Sol em Iqaluit). 

No Brasil, apenas o extremo norte do Amapá está no trajeto do eclipse, mas com uma visão mínima do evento, durante poucos minutos, tendo menos de 1% do Sol coberto. Às 6h20 da manhã (pelo horário de Brasília), a Lua dá uma leve “mordiscada” no Sol em Sucuriju, com a visibilidade terminando às 6h41 no Parque Nacional do Cabo Orange (uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza com território distribuído pelos municípios de Oiapoque e Calçoene).

Na Europa, as condições são mais favoráveis, com uma parte maior do Sol sendo encoberta quanto mais ao noroeste. Islândia, Irlanda e Reino Unido estão entre os melhores locais para acompanhar o evento.

No noroeste da África, o eclipse parcial também poderá ser visto, mas com menor cobertura do astro em comparação à Europa. Ainda assim, o horário permitirá observação durante a manhã. Marrocos será o melhor ponto para acompanhar o fenômeno no continente (com 18% do Sol encoberto em El Jadida), enquanto países como Tunísia, Argélia, Mauritânia, Mali e Senegal verão um pouco menos da parcialidade do evento.

Que horas é o eclipse?

O eclipse começa às 5h50 (pelo horário de Brasília), sobre o Atlântico, com o ápice – quando a Lua cobre a maior parte do Sol – ocorrendo às 7h47. O espetáculo termina às 9h43.

“Chifres solares”

O evento terá uma característica especial em alguns pontos privilegiados: os chamados “chifres solares”. Esse efeito óptico ocorre quando o Sol surge no horizonte parcialmente encoberto pela Lua, criando uma ilusão de um rosto sorridente com extremidades pontiagudas.

Chifres solares (também conhecidos como “Chifres do Diabo”): uma ocorrência rara em que um eclipse solar parcial acontece durante o amanhecer ou anoitecer. Crédito: Reprodução/Reddit

Na América do Norte, o eclipse deste sábado acontecerá durante o amanhecer, que é o momento ideal para observação dos chifres solares. Em determinadas áreas do sudeste do Quebec e sudoeste de New Brunswick, no Canadá, assim como no norte do estado do Maine, nos EUA, o Sol nascerá com um formato semelhante a um crescente, dando origem ao curioso efeito, que também é descrito como um “nascer do Sol duplo”.

Como assistir pela internet

Você está convidado a acompanhar o eclipse solar parcial em uma transmissão ao vivo, a partir das 7h da manhã, em todas as plataformas do Olhar Digital: no YouTube, Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok

A apresentação é de Lucas Soares, editor de Ciência e Espaço do site, e do astrônomo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) e colunista do Olhar Digital. 

O post Eclipse solar parcial: saiba tudo sobre o evento apareceu primeiro em Olhar Digital.

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Bravo Bravo 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0
Equipe Noticiar Noticiar: Notícias Online em Tempo Real do Brasil e do Mundo!