Estação Espacial evita colisão com satélite destruído por arma da China

A Estação Espacial Internacional (ISS) realizou uma manobra em novembro para desviar de um pedaço de lixo espacial que causa problemas para a nave há quase 18 anos. O detrito é resto de um satélite chinês destruído pelo próprio país em 2007 como um teste de arma antissatélite. O teste já foi, o satélite foi […] O post Estação Espacial evita colisão com satélite destruído por arma da China apareceu primeiro em Olhar Digital.

Dez 24, 2024 - 13:09
 0
Estação Espacial evita colisão com satélite destruído por arma da China

A Estação Espacial Internacional (ISS) realizou uma manobra em novembro para desviar de um pedaço de lixo espacial que causa problemas para a nave há quase 18 anos. O detrito é resto de um satélite chinês destruído pelo próprio país em 2007 como um teste de arma antissatélite.

O teste já foi, o satélite foi aniquilado, a arma esquecida, mas o lixo espacial segue presente na órbita baixa. Isso deve se tornar um problema cada vez maior com o aumento exponencial do número de satélites lançados a cada ano.

Aliás, o acionamento dos propulsores em novembro foi a segunda manobra evasiva da estação em apenas seis dias, esse é o menor intervalo já registrado entre tais ações em toda a história da ISS.

Leia mais:

Estação Espacial desvia de satélite

De acordo com o The Washington Post, os detritos que a ISS desviou são do antigo Fengyun 1C, um satélite meteorológico que o governo chinês destruiu intencionalmente com um míssil em 2007. A ação gerou mais de 3 mil detritos em órbita baixa.

Eles estão descendo a cada passagem e um dia devem queimar na atmosfera da Terra. A questão é o tempo que isso vai demorar para acontecer. Especialistas apontam que serão necessários 100 anos para que os restos do satélite sumam.

Ilustração 3D da Estaçao Espacial Internacional na órbita da Terra. Imagem: Vadim Sadovski – Shutterstock

No total, a ISS já desviou dos pedaços do Fengyun 1C cinco vezes, sendo a primeira no começo de 2012 e a última em 25 de novembro. Esse tipo de manobra tem se tornado cada vez mais comum, atualmente a NASA realiza cerca de cinco por ano, em comparação com a média de pouco mais de uma por ano na década passada.

Em nota, a NASA informou que as manobras são totalmente seguras e que os astronautas não correram risco em nenhum momento. A agência disse ainda que a ISS é “a nave espacial mais fortemente blindada já voada”.

O post Estação Espacial evita colisão com satélite destruído por arma da China apareceu primeiro em Olhar Digital.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Equipe Noticiar Noticiar: Notícias Online em Tempo Real do Brasil e do Mundo!