Há 50 anos, enviamos uma mensagem ao espaço: o que ela dizia?

Há 50 anos – em 16 de novembro de 1974, para sermos mais exatos –, cientistas dispararam uma mensagem para o espaço. Usando o radiotelescópio de Arecibo, o sinal foi enviado ao Grande Aglomerado Globular de Hércules (ou Messier 13), localizado a cerca de 25 mil anos-luz da Terra. Mas, afinal, o que dizia o recado?
Entenda:
- Em 1974, a humanidade enviou uma mensagem para o espaço;
- O sinal – composto por sequências binárias e representações visuais – foi enviado pelo radiotelescópio de Arecibo, desativado e demolido em 2020;
- A mensagem foi criada por uma equipe que incluiu os astrônomos Frank Drake e Carl Sagan;
- O destinatário, Messier 13, está a 25 mil anos-luz da Terra, e o recado só deve chegar lá daqui a mais de 220 séculos!

Inaugurado em 1963, o radiotelescópio de Arecibo chegou a ser considerado o maior de abertura única do mundo até 2016, quando o chinês FAST (sigla em inglês para Telescópio Esférico de Abertura de 500 Metros) chegou para ocupar esse posto. Em dezembro de 2020, o telescópio de Arecibo foi desativado depois que sua plataforma desabou sobre a antena.
Leia mais:
- Nenhum astronauta jamais deixou a atmosfera da Terra – nem aqueles que pisaram na Lua
- Blue Origin divulga imagens de Katy Perry e companheiras de missão no espaço
- Exame de raio-X é realizado pela 1ª vez no Espaço
O que dizia a mensagem de Arecibo?
Antes de mais nada, é preciso entender que a mensagem nunca teve o objetivo direto de estabelecer qualquer tipo de comunicação com extraterrestres.
Criado por Frank Drake, Carl Sagan e membros do Observatório de Arecibo, o sinal foi disparado para celebrar a reinauguração do radiotelescópio em 1974 – após uma reforma que ampliou as capacidades na busca por sinais de vida inteligente fora da Terra.
Quanto à mensagem em si, transmitida em três minutos, era composta por 1.679 dígitos e codificada em uma matriz de 23 colunas e 73 linhas, com 210 bytes ao todo. O sinal incluiu desde informações simbólicas, como sequências binárias representando números de 1 a 10 e elementos químicos do DNA, até representações visuais, como uma silhueta humana, um mapa do sistema solar e dados demográficos da população mundial naquele ano.

Mensagem de Arecibo ainda não chegou ao espaço!
Em novembro de 2025, fará 51 anos desde o envio da mensagem de Arecibo ao espaço. Apesar disso, como já pontuamos, o destinatário está a muitos – e muitos – milhares de anos-luz de distância do nosso planeta azul.
A estimativa é de que o sinal ainda leve mais de 220 séculos para chegar até Messier 13 – e isso também depende, claro, de que o aglomerado ainda esteja na mesma posição.
O post Há 50 anos, enviamos uma mensagem ao espaço: o que ela dizia? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Qual é a sua reação?






