Microsoft completa 50 anos – e Bill Gates divulga segredo histórico da empresa

Abr 4, 2025 - 17:00
 0
Microsoft completa 50 anos – e Bill Gates divulga segredo histórico da empresa

Windows, Office, Outlook, Hotmail, Internet Explorer, MSN, Xbox. O mundo não seria o mesmo sem a Microsoft. Uma das maiores empresas de tecnologia do planeta acaba de completar 50 anos de existência.

Tudo começou no dia 4 de abril de 1975, quando os amigos Bill Gates e Paul Allen criaram uma versão própria do Altair BASIC.

BASIC é uma linguagem de programação simples que nasceu nos anos 1960. Já Altair 8800 foi o primeiro computador pessoal comercialmente bem-sucedido.

Leia mais

O que os amigos fizeram foi desenvolver um programa que rodasse no computador de um terceiro. Um mini sistema operacional. A isso deram o nome de Micro-Soft (com o hífen mesmo). “Micro” de microprocessador e “soft” de software.

Para celebrar esse aniversário icônico, o empresário fez uma postagem bastante emotiva em seu blog pessoal. O filantropo também divulgou o precioso código-fonte do seu primeiro programa na íntegra – e que, segundo Gates, é “o mais legal” que ele já fez em toda a vida.

157 páginas de história

Trecho do código-fonte divulgado por Bill Gates – Imagem: Reprodução/blog pessoal de Bill Gates
  • Para quem não é do mundo da TI, vale explicar o que é um código-fonte.
  • Eu perguntei à IA e a resposta foi a seguinte:

“Código-fonte é um conjunto de palavras ou símbolos escritos de forma ordenada, contendo instruções básicas do funcionamento de um software”.

  • Pois bem, imagine o tamanho de um código-fonte para rodar um sistema operacional de computador – mesmo os mais antigos.
  • O de Gates e Paul Allen tinha 157 páginas – e você pode acessá-lo na íntegra neste PDF.
  • A história é ainda mais interessante.
  • Gates conta que, em 1975, ele viu a foto do computador Altair 8800 na capa da revista Popular Electronics.
  • Foi aí que ele e o amigo de infância Paul Allen tiveram uma ideia: vamos ligar para a Micro Instrumentation and Telemetry Systems, empresa responsável pelo PC, e oferecer um programa para eles.
  • O problema é que eles não tinham nada e saíram do zero.
  • Foram 2 meses de trabalho duro em um terminal da Universidade de Harvard, onde Gates estudava.
  • A maratona valeu a pena e eles tiveram a ideia aprovada: a MITS decidiu licenciar o interpretador de BASIC para o Altair 8800 – e a Microsoft tinha, então, o seu primeiro produto.

“É incrível pensar sobre como um único pedaço de código levou a Microsoft a meio século de inovação. Antes de existir o Office, o Windows 95, o Xbox ou a IA, havia o código-fonte original – e eu ainda me empolgo com isso, mesmo depois de tantos anos”, escreveu Bill Gates em seu blog pessoal.

A capa da revista Popular Electronics que deu origem a tudo – Imagem: Reprodução/blog pessoal de Bill Gates

Mais um pouco de história

Depois do Altair BASIC, o segundo grande produto da Microsoft foi mais ambicioso: o MS-DOS, um sistema operacional completo e que rodava no revolucionário IBM PC.

O próximo passo da empresa foi um outro sistema operacional – o mais icônico da Microsoft: o Windows, que surgiu em 1985. A importância dele é gigantesca, pois ele redefiniu a maneira com a qual lidamos com os computadores pessoais.

À época, as pessoas reclamavam dos comandos por texto. Por exemplo: queria usar a calculadora? Você devia escrever um código para ela aparecer. Como o próprio nome em Inglês deixa claro, o Windows passou a exibir os aplicativos e funções em janelas com formato quadrado, facilitando a navegação.

Seguindo na linha do tempo, o primeiro pacote Office data de 1989 e tinha apenas o Word, o Excel e o PowerPoint. Depois disso, a big tech passou a diversificar mais seus produtos. Para você ter uma ideia, o produto com maior faturamento da empresa atualmente é o Microsoft Azure. Ele foi apresentado em 2010 e oferece armazenamento em nuvem para grandes empresas.

Os jovens Paul Allen (à esquerda) e Bill Gates (à direita) tinham um sonho, e conseguiram realizá-lo – Imagem: Reprodução/blog pessoal de Bill Gates

A história é riquíssima e começou com dois amigos que tinham um sonho de levar computadores pessoais para as casas das pessoas. Hoje, 50 anos depois, podemos dizer que a Microsoft teve um papel determinante para que isso acontecesse de fato.

Estamos falando de uma das maiores e mais valiosas gigantes da tecnologia da história. Uma marca que conta com 228 mil funcionários no mundo, com escritórios regionais em todos os continentes. E, sim, com escritório regional aqui no Brasil (desde 1989).

Que venham os próximos 50 anos!

O post Microsoft completa 50 anos – e Bill Gates divulga segredo histórico da empresa apareceu primeiro em Olhar Digital.

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Bravo Bravo 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0
Equipe Noticiar Noticiar: Notícias Online em Tempo Real do Brasil e do Mundo!