No último século, diferença de tamanho entre homens e mulheres aumentou

Nos últimos 100 anos, os homens aumentaram de altura e peso a taxa duas vezes mais rápida do que as mulheres, resultando em maior diferença entre os sexos.
Um estudo liderado pelo professor Lewis Halsey, da Universidade de Roehampton (Inglaterra), e publicado na revista Biology Letters analisou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e registros históricos do Reino Unido para entender como as condições de vida influenciaram essas mudanças.

Revelações do estudo sobre diferença de tamanho entre homens e mulheres
- A pesquisa revelou que, à medida que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) aumentou, os homens se tornaram significativamente mais altos e pesados do que as mulheres;
- Para cada aumento de 0,2 ponto no IDH, as mulheres ganharam 1,7 cm e 2,7 kg respectivamente, enquanto os homens cresceram 4 cm e 6,5 kg;
- No Reino Unido, por exemplo, a altura média masculina aumentou 4% de 1900 a 1950, enquanto a altura feminina aumentou apenas 1,9%;
- Isso resultou em redução do número de mulheres mais altas que os homens, de uma em cada quatro em 1905 para uma em cada oito em 1958.
Leia mais:
- Homens com baixa testosterona correm maior risco de morte precoce
- Existe anticoncepcional masculino? Veja 3 técnicas promissoras
- Libido de ratos pode ajudar a desvendar sexualidade humana; entenda
Os cientistas sugerem que a preferência das mulheres por homens mais altos e musculosos, devido à associação com saúde e capacidade de proteção, pode ter influenciado essa tendência. No entanto, a altura excessiva também tem desvantagens, como maior propensão a certos tipos de câncer.
O aumento mais rápido da estatura masculina reflete a adaptação do corpo humano às condições nutricionais melhores, com os homens ganhando mais com a maior ingestão de alimentos energéticos do que as mulheres, que, devido às demandas reprodutivas, são mais ecologicamente limitadas.

O post No último século, diferença de tamanho entre homens e mulheres aumentou apareceu primeiro em Olhar Digital.
Qual é a sua reação?






