Ponto de ruptura: quais são os sinais que antecedem o colapso?
O que o colapso climático, um início da epilepsia, a crise financeira ou uma falha na rede elétrica têm em comum? Segundo a Física de Sistemas Complexos, que analisa sistemas com propriedades emergentes imprevisíveis, todos os exemplos são sistemas em criticidade que estão à beira de mudanças repentinas em sua dinâmica.Como se trata de sistemas em criticidade, a detecção dos pontos críticos a partir de dados medidos representa um primeiro passo fundamental para compreender e, quem sabe, antecipar eventos potencialmente desastrosos. Mas, quando estamos tentando estudar um sistema complexo, às vezes é difícil identificar sinais importantes quando há alto nível de ruído, ou seja, quando esses dados são “sufocados” por muitas informações irrelevantes. Leia mais...
O que o colapso climático, um início da epilepsia, a crise financeira ou uma falha na rede elétrica têm em comum? Segundo a Física de Sistemas Complexos, que analisa sistemas com propriedades emergentes imprevisíveis, todos os exemplos são sistemas em criticidade que estão à beira de mudanças repentinas em sua dinâmica.
Como se trata de sistemas em criticidade, a detecção dos pontos críticos a partir de dados medidos representa um primeiro passo fundamental para compreender e, quem sabe, antecipar eventos potencialmente desastrosos. Mas, quando estamos tentando estudar um sistema complexo, às vezes é difícil identificar sinais importantes quando há alto nível de ruído, ou seja, quando esses dados são “sufocados” por muitas informações irrelevantes.
Qual é a sua reação?