SP quer 800 escolas com GCMs até o fim do ano e planeja projeto de lei

Fev 14, 2025 - 13:48
 0
SP quer 800 escolas com GCMs até o fim do ano e planeja projeto de lei

O secretário de Segurança Urbana da cidade de São Paulo, Orlando Morando, pretende colocar Guardas Civis Metropolitanos (GCMs) em 800 escolas municipais ainda em 2025. Essa é a ideia do DES, Diário Especial de Segurança na Escola, como vem sendo chamado o projeto. Ainda na fase piloto, o pontapé inicial foi dado no retorno às aulas nas escolas municipais, no último dia 5 de fevereiro. Na data, a secretaria colocou 2 GCMS em 20 escolas escolhidas a partir de critérios como vulnerabilidade e local com maior número de ocorrências policiais.

A expectativa é que a fase de testes dure 90 dias, ou seja, até o início de maio. Segundo Orlando, as impressões dos primeiros dez dias são boas. À coluna, ele contou que ouviu relatos de guardas ajudando em casos de acidente de trânsito na entrada e saída das aulas, e que eles tem se tornado parte da comunidade. O secretário explicou que, após os 90 dias do piloto, os resultados serão analisados.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A segunda etapa, antes da expansão do projeto, é a criação de um projeto de lei. A gestão municipal já trabalha na elaboração do texto para que possa ser enviado a Câmara Municipal de São Paulo após o término do piloto; mas a ideia é um regulamentação com regras, inclusive, para a remuneração desses profissionais: a ideia é que os GCMS sejam pagos para trabalharem nas escolas em dias de folga. “Dessa forma, não há retirada de efetivo da segurança das ruas”, explica Orlando.

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Bravo Bravo 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0
Equipe Noticiar Noticiar: Notícias Online em Tempo Real do Brasil e do Mundo!