Sphere: tecnologia de Las Vegas pode se espalhar pelo mundo

Las Vegas, nos Estados Unidos, é a casa de um espaço único no mundo. Pense em uma esfera gigante equipada com uma tela LED de quase 15.000 metros quadrados. Essa é a Las Vegas Sphere, que inaugurou um novo conceito de entretenimento há quase dois anos.
Idealizada pela Sphere Entertainment, a casa de shows custou US$ 2,3 bilhões (R$ 13,4 bilhões), apesar de os relatórios iniciais terem projetado gastos de US$ 1,2 bilhão (R$ 6,9 bilhões), segundo o site The Verge.
Com o objetivo de tornar o conceito mais barato em um plano de expansão para outras cidades, a empresa está desenvolvendo um novo design para mini-Spheres. O espaço acomodaria cerca de 5.000 pessoas, e não 17.600 (ou 20.000 considerando o público em pé), como ocorre atualmente.

A ideia foi apresentada pelo presidente executivo e CEO da empresa, James Dolan, durante uma reunião de investimentos com analistas, de acordo com um relatório da AV Magazine. Não há detalhes sobre onde ou quando as mini-Spheres seriam construídas.
Além de tornar a obra mais econômica, o projeto também amplia a gama de artistas que eventualmente poderiam se apresentar na casa de shows. Isso porque nem toda banda tem condições financeiras de organizar um espetáculo com a grandiosidade que a Sphere demanda.
Os efeitos visuais são produzidos exclusivamente para a tela imensa. Já passaram por lá, por exemplo, Eagles e U2, que, aliás, gravou um show imersivo para os fãs em uma de suas 40 apresentações no espaço.
Leia Mais:
- Show inesquecível? Apple vai reviver concertos em playlists
- Nova tecnologia cria LEDs policromáticos que deixam telas mais nítidas
- Músicas passaram a ser menos complexas com o tempo? Estudo diz que sim

Sphere em Abu Dhabi
No ano passado, a Sphere Entertainment revelou o plano de construir a segunda Sphere do mundo em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. Os termos da parceria ainda estavam em negociação, mas a empresa informou que a experiência será construída em um “local privilegiado” da cidade.
“Esta parceria se alinha com nossa Estratégia de Turismo 2030, estabelecendo ainda mais Abu Dhabi como um centro vibrante para cultura e inovação. Não estamos apenas elevando nosso perfil global, mas também definindo novos padrões em experiências imersivas e ofertas culturais”, disse Mohamed Khalifa Al Mubarak, presidente do Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi, à época.
O post Sphere: tecnologia de Las Vegas pode se espalhar pelo mundo apareceu primeiro em Olhar Digital.
Qual é a sua reação?






