Suas ‘conversas’ com a Alexa não ficarão mais só entre vocês; entenda

A Amazon está preparando uma mudança no sistema de armazenamento da Alexa. Em breve, todos os comandos de voz trocados entre o usuário e a assistente pessoal serão enviados para a nuvem, ficando salvos em servidores da própria empresa.
Isso significa que não será mais possível manter as interações apenas no próprio aparelho. A novidade deve entrar em vigor no dia 28 de março e vale para toda a linha Echo da Amazon, incluindo os alto-falantes Echo Pop, Echo Dot e Echo Spot e o display Echo Show.
As informações são da Ars Technica.
Não haverá impactos para os usuários brasileiros
- Atualmente, é possível marcar a opção “Não salvar gravações” no item “Privacidade da Alexa” dentro das configurações do aparelho.
- Dessa forma, você impede que a Amazon tenha acesso aos seus comandos e pedidos para a plataforma.
- Além disso, é possível apagar o histórico de pesquisas e gravações.
- No entanto, segundo a empresa o recurso será descontinuado por causa da continuidade na “expansão das capacidades da Alexa”.
- A companhia explica que o motivo da alteração envolve mudanças internas feitas para a chegada da Alexa+, nova versão do serviço que será paga e opcional.
- Lembrando que as mudanças não afetam os usuários brasileiros, uma vez que esta funcionalidade não está disponível no país.

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Amazon é criticada por violar privacidade
A novidade gerou reações negativas e críticas de violação de privacidade. Isso porque alguns usuários não se sentem confortáveis ao enviar os comandos de voz trocados com a Alexa para os servidores da companhia.
Muitos pedidos feitos para a assistente pessoal podem envolver questões pessoais e informações privadas ou corporativas. Além disso, há também riscos de que o processo de envio e armazenamento tenha falhas e até seja invadido, colocando em risco a segurança dos usuários.

A Amazon se manifestou oficialmente sobre o assunto, garantindo que segue empreendendo esforços para proteger a privacidade dos clientes e manter seus dados seguros. Além disso, destacou que “os clientes continuam tendo a disposição um conjunto abrangente de ferramentas de controles, incluindo a opção de não salvar suas gravações de voz”.
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