AO VIVO: Acompanhe o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro


23h07 – Trazendo a velha guarda, o sexto carro chega na Sapucaí, “Egbé Vila Vintém”.
23h05 – O quinto e penúltimo carro não demora para aparecer, “Casa Branca de Fundamentos e Axés”.
22h59 – O quarto carro chega brilhando muito na pista. “Salvador de Xangôs e Imalês”, traz Iá Nassô abraçando seus filhos e uma carta escrita por ela, pedindo a liberdade e soltura destes.
22h49 – O terceiro carro se aproxima, “Barroquinha – Reduto de Mistérios e Fé”. Simultaneamente, o último carro da escola se desloca, manobra e chega à pista. Logo logo mais detalhes por aqui.
22h30 – Chega o segundo carro, “A Travessia”, seguido da proteção da Rainha do Mar. Veículo narra a travessia penosa, uma caravela extremamente trabalhada, com as velas representando figuras de origem africana.
22h25 – O carro abre alas da escola, “O Império de Oyó”, onde vivia Iá Nassô, uma das três fundadoras do Candomblé da Barroquinha, antes de vir escravizada no Brasil. 3 plataformas são acopladas no veículo.

THIAGO RIBEIRO/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
22h23 – Lá vem a ala das baianas! “Guardiãs Ílaris”, guerreiras trazem em suas mãos o machado de xangô, representando o forte matriarcado.
22H16 – Comissão de Frente, “De Orí para Orí”, se apresenta, com pequenas falhas de execução no início da apresentação. Erros podem gerar punições na avaliação dos jurados.
Ficha técnica – Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Padre Miguel
Fundação: 12/11/1957
Cores: Vermelho e Branco
Presidente: Lenílson Leal
Enredo 2025: “Egbé Iya Nassô”
Carnavalescos: Alexandre Louzada e Lucas Milato
Diretores de Carnaval: Cícero Costa e Lara Mara
Intérprete: Bruno Ribas
Mestre de Bateria:
Rainha de Bateria:
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Vinicius Antunes e Jéssica Ferreira
Comissão de Frente: Sérgio Lobato
22h14 – Abrindo o desfile, Unidos de Padre Miguel inicia as apresentações separadas, este ano, em três noites de muita festa no Rio de Janeiro. Com o enredo “Egbé Iyá Nassô”, homenageia a história do primeiro terreiro de Candomblé do Brasil, destacando a resistência do povo negro e a força das mulheres africanas na luta pela fé e identidade.
22h10 – Boa noite! Começamos a transmissão ao vivo do primeiro dia dos desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Carnaval do Rio de Janeiro. Logo mais, às 22h30, a Unidos de Padre Miguel abre os desfiles da elite da folia carioca. Veja o horário previsto para cada desfile:
22h: Unidos de Padre Miguel
23h30: Imperatriz Leopoldinense
1h: Unidos do Viradouro
2h30: Estação Primeira de Mangueira
Qual é a sua reação?






