Como este novo botão, você vai explorar melhor as funções do Gemini

O Google está testando um novo recurso para o seu assistente de IA, o Gemini: o botão “Power Up”, que promete facilitar a vida dos usuários ao transformar prompts incompletos ou mal formulados em perguntas mais claras e eficazes antes de enviá-las ao chatbot.
A funcionalidade foi descoberta pelo site Android Authority e pode representar uma solução prática para quem ainda luta com a arte de conversar com inteligências artificiais.
À procura do prompt perfeito
- Elaborar um bom prompt é crucial para obter respostas relevantes de modelos de IA, mas também pode ser um processo demorado e frustrante.
- O “Power Up” entra justamente nesse ponto: ele permite que o usuário escreva sua solicitação de forma simples ou até confusa, e então o Gemini a reformula, tornando-a mais específica e direcionada.
- Diferente de reformulações automáticas feitas silenciosamente por alguns modelos, esse novo botão traz mais transparência e controle para o usuário.
- Ele funciona como um editor de ideias, lapidando a mensagem antes que ela seja enviada à IA, o que pode evitar mal-entendidos e respostas incoerentes.

Leia mais:
- Como usar IA no Google Docs e por que você deveria fazer isso
- 5 motivos pelos quais as IAs ainda não substituem a pesquisa no Google
- Como utilizar o Gemini 2.5 Pro, nova versão de IA do Google
Interação com IA do Google fica mais prática
A ferramenta complementaria outros recursos já presentes no Gemini, como sugestões de prompts iniciais, variações de resposta e integração com recursos como Pesquisa Aprofundada, Canvas e criação de imagens com o Imagen 3.
Ao suavizar o processo de interação com a IA, o Google também mira na fidelização de usuários que, muitas vezes, abandonam esses assistentes por não conseguirem obter os resultados esperados.

O post Como este novo botão, você vai explorar melhor as funções do Gemini apareceu primeiro em Olhar Digital.
Qual é a sua reação?






