Novo comandante da PM de SP é anunciado


Desde o fim do ano passado, várias reuniões e tratativas sobre quem ficaria à frente da Polícia Militar de São Paulo foram feitas após episódios de erros de procedimentos e crescimento da letalidade policial. E após muitos nomes serem colocados na mesa, finalmente saiu a definição sobre o novo comandante-geral para substituir o coronel Cassio Araújo de Freitas, que desde janeiro de 2023 estava no comando da PM no estado. O escolhido foi o atual subcomandante, coronel José Augusto Coutinho. Ele já atuou nos comandos da Rota e Choque. Conforme apurou a Coluna, o coronel Cássio irá se aposentar. Nos bastidores da corporação, o número 02 da PM já fazia parte de várias decisões importantes quanto ao combate a criminalidade no território paulista. Mas é tido como pouco “acessível” até entre os membros do alto escalão.
O comportamento do novo comandante é visto como de uma pessoa mais “fechada”, sem querer ser midiático. Tanto que pouco aparece em fotos, mesmo em eventos oficiais. Em relação ao trabalho dele, muitas ideias e iniciativas da Polícia Militar já partiam de José Augusto Coutinho que estava como subcomandante desde fevereiro de 2024. A Coluna já tinha trazido a informação sobre a possibilidade de troca no fim do ano passado, quando o principal nome para assumir o posto era o coronel Pedro Luís de Sousa Lopes, a frente do setor de inteligência da PM, justamente pela proximidade com o próprio governador do estado, Tarcísio Gomes de Freitas. Mas o coronel José Augusto Coutinho é tido como homem de confiança do chefe da Secretaria de Segurança Pública, Guilherme Derrite. Por isso, ficou a cargo do secretário a batida de martelo sobre o sucessor de Cássio.
O novo comandante assume a Polícia Militar com redução em diferentes indicadores como assassinatos, roubos e furtos. Mas num momento em que a segurança pública é uma das principais preocupações entre as pessoas, ultrapassando até mesmo a saúde, o desafio é de dar continuidade a diminuição e fazer com que a sensação de segurança de fato seja percebida. Algo que parece distante de estar na percepção das pessoas principalmente na maior cidade do país.
Qual é a sua reação?






