Paulo Planet Buarque marcou época na imprensa e narrou jogos em espanhol

Agosto 21, 2025 - 09:15
 0
Paulo Planet Buarque marcou época na imprensa e narrou jogos em espanhol


Paulo Planet Buarque nasceu em outubro de 1927 e hoje está recluso e sendo cuidado pela família. Ele começou a carreira de jornalista nos Diários Associados, passou pela Gazeta Esportiva, Rádio Panamericana (Jovem Pan), Bandeirantes e TV Record. Formado em direito e ligado ao São Paulo Futebol Clube, trabalhou por 30 anos no Tribunal de Contas do Município. 

Paulo Planet Buarque cobriu uma Copa pela primeira vez em 1950, no Brasil. Em 1954, na Suíça, se envolveu em uma briga com policiais, depois da derrota da equipe nacional para a Hungria, em Berna. Em 1970, ano do tricampeonato, o empresário mexicano Emilio Azcárraga o convidou para narrar a Copa pela Televisa. Ele aceitou a missão, apesar de nunca ter narrado um jogo de futebol, ainda mais em outra língua. Ele dividiu o trabalho com o mexicano Pedro Carbajal. 

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Depois da vitória brasileira sobre a Itália, 4 a 1, os jogadores foram para os vestiários para tomar um rápido banho e colocar novas camisas. Antes da seleção voltar ao gramado para a entrega da taça, Paulo Planet Buarque foi ao alto falante do Azteca pedir para que a torcida deixasse o gramado: “Aos irmãos brasileiros e mexicanos que estão no campo, queiram fazer a gentileza de deixar o local para que seja possível darmos uma demonstração de educação esportiva e para que seja possível reconduzirmos a Copa Jules Rimet”.

Em 2003, ele lançou um livro de memórias e foi entrevistado pelo jornalista José Armando Vanucci na programação da Jovem Pan. Confira no link abaixo: 

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Bravo Bravo 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0
Equipe Noticiar Noticiar: Notícias Online em Tempo Real do Brasil e do Mundo!