Tire o casaco do armário: Brasil se prepara para frio intenso

O Brasil se prepara para a chegada de uma nova e intensa frente fria a partir desta quinta-feira (24). A massa de ar polar, com origem no Paraguai, promete derrubar as temperaturas em diversas regiões, com destaque para o Centro-Sul do país.
Além do frio, é esperado um volume significativo de chuva, especialmente no estado de São Paulo, segundo dados do Climatempo.
Massa de ar polar traz mudanças drásticas no clima
A massa de ar polar que se aproxima manterá as temperaturas abaixo da média histórica em áreas como o Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina, norte do Paraná, leste do Mato Grosso do Sul e todo o estado de São Paulo.
A previsão indica que o impacto da frente fria será sentido com maior intensidade a partir de sexta-feira (25), quando o ar mais frio avança pelo Sudeste.
Além da queda acentuada nas temperaturas, a previsão meteorológica aponta para a ocorrência de temporais em Minas Gerais e no Rio de Janeiro na sexta-feira. O estado de Goiás também poderá registrar pancadas de chuva, exigindo atenção redobrada da população dessas áreas.

São Paulo em alerta
O cenário em São Paulo merece destaque. A capital e o litoral paulista, que nesta quarta-feira (23) ainda desfrutam de um clima outonal com tempo seco, devem sentir a chegada das áreas de instabilidade já na quinta-feira (24).
Conforme a previsão, nuvens carregadas avançarão pelo oeste do estado, na região de Presidente Prudente, pela manhã, atingindo a Grande São Paulo ao longo do dia e chegando ao litoral durante a noite.
A quinta-feira em São Paulo começará com sol entre nuvens e temperaturas podendo alcançar os 25°C, mas a instabilidade deve se intensificar no final da tarde, trazendo pancadas de chuva isoladas com potencial para formação de alagamentos, trovoadas e rajadas de vento.
A situação se agrava na sexta-feira, com a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica que manterá o tempo instável, fechado e chuvoso em todo o estado. A previsão aponta para precipitações intermitentes e volumosas já na madrugada, com as temperaturas na capital paulista despencando para a casa dos 17°C.

Os dados divulgados são alarmantes para a cidade de São Paulo. A previsão acumulada de chuva para quinta e sexta-feira varia entre 70 mm e 90 mm. Para se ter uma ideia da intensidade, esse volume de precipitação é equivalente à média histórica de chuva para todo o mês de abril, que é de 87 mm, conforme dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
Essa quantidade de chuva em um curto período eleva o risco de alagamentos e transtornos na cidade. Os dados históricos também reforçam a preocupação. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o total de precipitação registrado em abril até o momento é de 169,0 mm.
Leia mais:
- Por que ficamos mais resfriados durante o inverno?
- Temperatura: o que é, quais escalas existem e como são calculadas
- Quer dormir melhor? A temperatura do seu corpo pode ser a resposta
Esse volume já coloca abril de 2025 como o quarto mais chuvoso desde 1961. Caso a previsão para os próximos dias se confirme, São Paulo poderá registrar o abril mais chuvoso em mais de seis décadas.
O post Tire o casaco do armário: Brasil se prepara para frio intenso apareceu primeiro em Olhar Digital.
Qual é a sua reação?






