Departamento liderado por Elon Musk acessa dados sigilosos de imigrantes

O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) dos Estados Unidos, atualmente sob liderança interina de Elon Musk, obteve autorização para acessar o sistema judicial norte-americano que armazena informações sigilosas sobre imigrantes. A informação foi divulgada pelo jornal The Washington Post nesta segunda-feira (21), com base em documentos oficiais.
Segundo a publicação, uma equipe de consultores do DOGE terá acesso ao ECAS — sistema eletrônico operado pelo Departamento de Justiça — que reúne dados de imigrantes que passaram por processos judiciais de imigração. O banco de dados inclui nomes, endereços, depoimentos em audiências e registros de interações com autoridades policiais, envolvendo tanto imigrantes documentados quanto indocumentados.
Ainda não está claro quais informações específicas o DOGE pretende consultar nem de que forma esses dados serão utilizados.
Esta não é a primeira vez que o departamento tenta obter acesso a registros confidenciais. Na semana passada, o DOGE solicitou ao Departamento de Segurança Interna (DHS) acesso a bancos de dados de saúde pública dos EUA, com o objetivo de auxiliar na localização de imigrantes em situação irregular.
Leia Também: DOGE de Musk estaria usando IA para detectar funcionários anti-Trump
Em março, uma juíza federal suspendeu temporariamente o acesso de membros do DOGE a registros pessoais mantidos pela Administração da Seguridade Social. A decisão foi motivada pela liberação, para dez pessoas ligadas ao órgão, de acesso irrestrito a dados de milhões de cidadãos.
Entre as informações protegidas estavam números da Seguridade Social, histórico médico e de saúde mental, dados fiscais, carteiras de motorista, contas bancárias, salários, endereços residenciais e comerciais, além de registros de nascimento, casamento, imigração e naturalização.
Leia Também: Mais fugas de informação no Pentágono? Afastados três funcionários
Qual é a sua reação?






